• Central de Atendimento

  • central de atendimento(82) 3142-9892
  • Central de Atendimento

  • central de atendimento(82) 3142-9892

Como medir a velocidade da sua internet?

Como medir a velocidade da sua internet?

Antes de iniciar o teste e medir sua conexão, nós recomendamos que você feche todos os programas, interrompa qualquer serviço que use a internet, como as atualizações, e se conecte diretamente à entrada do seu provedor, preferencialmente via cabo de rede no modem ou roteador da sua casa. Essas medidas garantem resultados mais precisos no teste.

Durante o teste de velocidade, nós selecionamos o melhor servidor automaticamente, mas você também pode escolher manualmente, clicando na opção “Seleção automática de servidor” e escolhendo um de sua preferência. Para medir a sua conexão aqui, basta apertar o botão “Iniciar o teste” logo abaixo.

Teste de Velocidade de Download

Medir a velocidade de download é a principal informação deste teste. Ela representa o quão rápido a sua conexão está baixando coisas da internet, e deve se aproximar da velocidade que você contratou na operadora.

Por exemplo: se a conexão contratada é de 10Mbps e o teste mostrou que a sua velocidade de download está entre 8 Mbps e 10 Mbps, a conexão está boa.

Teste de Velocidade de Upload

Quando você envia uma informação para outro computador pela internet, está fazendo um upload. A velocidade de envio de arquivos é, geralmente, diferente da conexão para download, na maioria das vezes corresponde a 50% da velocidade de download.

Com o teste de velocidade de upload, você consegue avaliar o quão rápido consegue anexar um arquivo num e-mail, postar fotos nas redes sociais ou enviar arquivos para a nuvem.

Teste de Latência/Ping

Utilizando o teste de ping ou latência, conseguimos medir quanto tempo demora para as informações enviadas chegarem ao seu destino e voltarem ao computador de origem, esse tempo é medido em milissegundos (ms).

O ping indica qual o tempo entre você dar um comando no seu computador, celular ou tablet e a internet responder a esse comando. Portanto, quanto menor o ping, mais rápido a conexão está te respondendo.

No caso de games online, por exemplo, o ping é o tempo gasto para que um comando chegue até o servidor do game e volte para o PC do jogador. Assim, se você aperta uma tecla indicando para o seu personagem atirar ou chutar uma bola, demora um tempo para a conexão responder ao seu chamado. Por isso, quanto menor for o ping, mais rápida será essa resposta e melhor será sua experiência nos jogos.

Para que o usuário consiga ter uma boa experiência ao jogar online, o recomendado é que o valor do ping esteja abaixo de 100 ms.

Porém, o ping nem sempre é constante. Ele pode variar por causa de diversos fatores. Assim, em um dia o ping da sua conexão pode estar bem mais baixo que em outros dias.

Além disso, a latência varia de aparelho para aparelho, não sendo possível dizer qual operadora possui o melhor ping. O que se pode fazer é evitar as interferências que aumentam o ping.

Infelizmente, alguns fatores podem prejudicar a qualidade da sua internet e a velocidade da conexão, consequentemente aumentando o seu ping. A seguir listamos alguns deles:

Número de aparelhos conectados na mesma rede: se há várias pessoas usando a mesma conexão ao mesmo tempo, é bem provável que o ping fique alto e a velocidade diminua. Principalmente se os usuários fizerem,atividades que consomem alta taxa de dados, como baixar filmes, jogar online ou assistir a tutoriais no YouTube.

Localização: Outra coisa que influencia o valor do ping é a distância do seu computador para os armários da operadora, que distribuem a internet. Quanto mais próximo do local de transmissão da conexão, menos sujeitas a interferências ela estará. Além disso, uma região com muitos obstáculos físicos sofre mais impactos na rede.

Tipo de tecnologia usada também faz diferença: Conexões via rádio, tecnologias 3G e 4G (sem fio) e conexão via satélite (conexão via antena) sofrem interferências constantes de outras redes e isso aumenta o valor do ping. Sempre que possível, dê preferência para a internet fibra óptica, que é a tecnologia menos sujeita a ruídos externos.

Velocidade de internet: A quantia de internet contratada no pacote também pode influenciar o ping. Uma conexão de 100 mega tem mais chances de ter uma latência menor do que uma internet de 5 mega. Porém, ter uma banda larga com muitos megas não te garante um bom ping, pois ela também está sujeita a outros fatores de interferência.

Para iniciar o teste de velocidade CLIQUE AQUI.