limpeza de cache

Limpeza de cache

72 / 100

O cache é uma espécie de pasta, onde os dados e processos utilizados mais frequentemente por um programa ficam armazenados na memória temporária do dispositivo. Assim, quanto mais você usa um determinado aplicativo, mais rápido ele deve abrir, o que poupa tempo e diminui o uso do hardware.

O que são cache?

Cache é um termo usado para descrever um armazenamento temporário. Assim, os dados em cache são um conjunto de elementos e itens salvos no local de armazenamento em cache. Imagine como se o cache fosse a caixa de ferramentas de um técnico de manutenção.

Sempre que um navegador é solicitado para um arquivo específico, ele verifica primeiro se o recurso está disponível localmente, ou seja, se já está “na caixa de ferramentas”. Conforme acumula experiência, ele aprende quais utensílios usa com mais frequência e passa a deixá-los mais acessíveis para adiantar seu trabalho o máximo possível.

Se não for encontrado, o navegador vai enviar uma solicitação ao servidor de internet e vai salvar esse arquivo como um dado em cache. O problema é que vez ou outra essas informações podem se embaralhar, o que faz com que o sistema leve muito mais tempo do que o normal para conseguir acessá-las e o ideal é que faça uma limpeza de cache.

O que ocorre ao fazer a limpeza de cache?

A limpeza desses dados corrige determinados erros, como problemas de carregamento ou formatação nos sites.

Limpar o cache do navegador remove todos os dados mantidos no armazenamento temporário. Como resultado, depois de acessar um site pela primeira vez após limpar o cache, vai levar mais tempo para um site ou página carregar.

Isso acontece porque nenhum recurso pode ser recuperado localmente e todos eles vão ter que ser entregues pelo servidor da internet correspondente.

Mas, por que limpar o cache?

Os arquivos mantidos no cache do navegador podem ocupar uma grande quantidade de espaço em disco ao longo do tempo. Isso pode resultar num desempenho mais lento do navegador do que o habitual e comprometer o uso de recursos adicionais.

Também, recursos desatualizados no cache podem fazer com que você veja um conteúdo incorreto. Isto é, você pode ter dificuldades em visualizar novas alterações e atualizações feitas em um site ou página.

Por isso, fazer a limpeza de cache de tempos em tempos pode ajudar a evitar esses contratempos.

Gostou? Compartilha este artigo com os amigos!

Acompanhe nossas redes sociais: 

Leia também:

15 de setembro - dia do cliente na Prestek

15 de setembro - dia do cliente na Prestek

69 / 100 Oferecido por Rank Math SEO Sabemos e comemoramos a permanência e chegada de clientes todos os dias,…
Limpeza de cache

Limpeza de cache

72 / 100 Oferecido por Rank Math SEO O cache é uma espécie de pasta, onde os dados e processos…
Ping alto: o que fazer? 4 dicas para diminuir

Ping alto: o que fazer? 4 dicas para diminuir

92 / 100 Oferecido por Rank Math SEO Não há nada mais frustrante do que estar jogando aquela partida incrível…
Rolar para cima