Rede mesh: a solução que você precisa para ter sinal Wi-Fi na casa toda

Perda de sinal ao se deslocar de um cômodo para o outro? Tenha alta qualidade do sinal, estabilidade com conexão sem fio servido com uma rede mesh (rede em malha).

O que é Rede Mesh?

Basicamente, a rede mesh funciona como uma rede Wi-Fi com alguns roteadores específicos. O principal deve estar conectado ao modem, e os demais devem ser posicionados em pontos estratégicos da residência ou da empresa para que o sinal seja distribuído de maneira uniforme e sem alteração de desempenho entre os nós (conforme figura abaixo).

O aparelho utilizado para esse roteamento é diferente dos roteadores e replicadores de sinais utilizados normalmente, pois ele contém uma inteligência capaz de manter o sinal de Wi-Fi em todos os pontos sem que haja a perda da performance.

diferença entre wifi comum e wifi em malha

Os aparelhos com a tecnologia mesh são dual band, conseguem operar em 2,4 ou 5 GHz, permitindo usar a frequência mais apropriada para cada dispositivo e, assim, evitar interferências. Além disso, com os roteadores mesh é possível conectar bem mais aparelhos ao mesmo tempo na sua rede Wi-Fi, tornando possível o funcionamento de eletrodomésticos e outros equipamentos inteligentes sem prejudicar a qualidade do seu sinal.

Usuários que quiserem mergulhar na Internet das Coisas (IoT) também vão ter vantagens utilizando roteadores mesh, especialmente em relação aos custos, apenas plugando novos módulos na tomada, sem a necessidade de infraestrutura cabeada, diferente da Wi-Fi com repetidores de sinal que além de exigir cabeamento para melhor desempenho, exige também maior investimento em casos de expansão da área.

A melhor rede disponível

Imagina a situação: você está fazendo um download de um arquivo, jogando online ou assistindo aquela aula EaD que precise de conexão constante à internet no seu smatphone, tablet, ou notebook mas por algum motivo precise se deslocar para outro cômodo e se afastar do roteador e se aproximar do outro.

Com a rede mesh seu dispositivo fará a transição entre um roteador e outro sem você precisar fazer nada e não afetará o desempenho do que você estiver fazendo. Além disso, é possível ampliar o espaço de cobertura de maneira fácil.

Sem Wi-FI plus 360º, usando wi-fi comum e repetidores comuns        Com Wi-FI plus 360º

(Figura 1: Wi-Fi com replicadores. Figura 2: Rede Mesh)

Quais as desvantagens?

Como toda nova tecnologia, o Wi-Fi Mesh esbarra no problema do preço. Ainda não há escala suficiente e ainda é pouco conhecida. Dessa forma, a média de um kit com três pontos de acesso pode custar entre R$ 400 e R$ 1 mil, dependendo da marca do fabricante.

De qualquer forma, com o tempo o novo padrão de comunicação deverá se tornar mais popular, e presente mesmo nos modelos de roteadores mais simples, visto que é uma evolução natural da tecnologia Wi-Fi.

Agora que você já entende os benefícios dessa tecnologia, entre em contato com a Prestek e conheça os nossos produtos e planos disponíveis!

Leia também:

O que você precisa saber antes de comprar um roteador

 

Rolar para cima