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Reiniciar o roteador pode fazer a internet voltar?

Sempre que os usuários reclamam de algum problema relacionado à banda larga, os atendentes das operadoras pedem para que o modem e roteador sejam reiniciados. Você já deve ter passado por isso e, caso seu problema não tenha sido resolvido, certamente ficou pensando em poucas e boas para dizer ao atendente e suporte técnico.

Mas será que realmente é possível consertar uma conexão apenas desligando e religando o modem/roteador em seguida? Ou estaríamos apenas dando tempo para que os operadores encontrem verdadeiros erros nos servidores? Descubra se estas instruções do suporte técnico possuem algum fundamento ou se tudo não passa de um mito da manutenção de redes.

As vezes, o roteador pode travar e afetar a sua conexão, deixando você sem internet ou com a conexão lenta.

Mas por que os modems travam?

Há vários motivos que podem ocasionar o travamento dos modems, mas alguns deles ocorrem com mais frequência do que outros. É o caso dos “picos de luz”, que podem afetar os roteadores de várias maneiras, causando inclusive danos físicos nos aparelhos. Por isso, é recomendado que sejam utilizados estabilizadores ou filtros de linha nos dispositivos.

De maneira geral, sempre que a rede elétrica recebe mais energia do que o padrão, ocorrem “picos de luz”, que podem gerar sobrecargas nos aparelhos eletrônicos que estiverem ligados nas tomadas. Com esta sobrecarga, os modems acabam “se perdendo” e as portas são travadas, impedindo o sinal de internet de ser distribuído para outros aparelhos.

Sobrecarga de tarefas

Quando ficamos muito tempo sem descansar, nosso corpo passa a responder com menos clareza. Com a tecnologia também é assim: se você deixar seu modem muito tempo ligado, ele pode acumular erros de sinal e chega a travar. Para corrigir este problema também só será necessário reiniciar o aparelho.

Como você pode perceber, reiniciar o modem é realmente uma boa ideia nos momentos em que o problema da internet está apenas na rede interna.

Agora se você executou o procedimento de desligar e religar o modem/roteador e continua sem acesso a internet, provavelmente o problema deve estar na rede externa, nesse caso, ligue para o suporte técnico no telefone 3142-9892 para nossos técnicos realizem os procedimentos necessários e sua internet volta a funcionar.