ping algo o que fazer?

Ping alto: o que fazer? 4 dicas para diminuir

Não há nada mais frustrante do que estar jogando aquela partida incrível do seu jogo preferido e começar a “lagar”… Como bom jogador, a única questão que vem à sua cabeça nessa hora é: eu preciso diminuir meu ping. Mas, o que fazer? Nada pode atrapalhar sua partida, não é mesmo? Muito menos um ping alto!

A priori, O Ping (Packet Internet Grouper, em inglês), também chamado de latência, é basicamente o cálculo do tempo, em milissegundos, que leva para um pacote de dados com as informações solicitadas pelo usuário chegue até os servidores. O ping nada mais é do que a velocidade que seu computador se conecta a um servidor, ou seja, ele é um comando que mede a velocidade de conexão entre dois pontos, por exemplo, o seu PC e o servidor de um jogo.

Temos como exemplo o seguinte: imagina que você mora no estado de São Paulo e o servidor do seu jogo preferido está localizado no estado Rio de Janeiro. Naturalmente, seu ping será mais baixo em relação ao de quem mora em algum estado da região nordeste do país, que terá uma distância muito maior até o servidor principal do jogo.

E você sabia que, quanto menor for o ping, mais eficaz será a comunicação dos dois pontos? Pois é! Quanto mais baixa for a velocidade do seu ping, melhor a sua partida online. E, todo jogador sabe que poucos milissegundos de ping fazem toda diferença na qualidade de uma partida. Pensando nisso, existem algumas ações que podem diminuir a sua latência. Confira abaixo 4 dicas para diminuir seu ping, mas, caso nenhuma dessas soluções te ajude, entre em contato com o seu provedor de internet para tentar entender o que está havendo. Se liga nas dicas!

realidade aumentada - ping alto

1 – Opte por cabear os equipamentos

A principal diferença entre a rede wireless e a rede cabeada é a estabilidade. Enquanto, o Wi-Fi possibilita maior flexibilidade e facilidade, permitindo liberdade de acesso a qualquer dispositivo dentro do raio de conexão. A rede cabeada possui um sinal mais limpo, sem interferências, pois está ligado diretamente no modem e não sofre perda devido a influência de obstáculos. Além disso, permite alta velocidade de upload e download.

O Wi-Fi está mais sujeito a interferências de outros aparelhos, como paredes ou móveis que possam estar no caminho entre a ONU (modem) e o seu computador/notebook. Por isso,  não é o meio de conexão mais indicado para usuários que necessitam utilizar serviços que requerem maior estabilidade na banda larga, como jogos on-line.

Caso não seja possível utilizar a opção via cabo, vale jogar no mesmo cômodo em que está a ONU (modem) e/ou roteador. Veja algumas atitudes para melhorar o seu sinal de Wi-Fi.

2 – Escape do alto consumo

Já parou para analisar o quanto você utiliza de internet enquanto joga? Isso afeta diretamente na sua partida, já que muitas abas e aplicativos abertos ou uma internet compartilhada pode consumir mais megas da sua rede.

É válido fugir de downloads com grandes arquivos e de alguns softwares (downloads de arquivos de torrent). Como também evitar o uso de plataformas de streaming durante a partida, como Youtube, Netflix ou Spotify quando estiver jogando.

Um exemplo básico: se possui um pacote de 50mbps (50 mega) de velocidade de uma operadora de internet convencional e, durante sua partida online também escuta música no Spotify ou Youtube, com certeza terá problemas com ping alto. O Youtube, Spotify ou Netflix gasta até 80% da sua banda para fazer o download da música para seu computador.

jogo online - ping alto

3 – Fique de olho nas configurações do seu computador 

As características do espaço do disco, da memória e da CPU podem contribuir para o aumento da latência. Certifique-se de que a configuração do seu computador tenha o requerimento mínimo para o jogo que deseja.

4 – Feche alguns programas

Certifique-se de que não há programas que inicializam junto com o seu computador que gerem alto consumo de banda, como plataformas de downloads (Ex: Torrent).  Por isso, é válido desativá-los enquanto joga.

Entre em contato com o seu provedor 

Caso você já tenha tentado todas as ações anteriores e o valor do seu ping continua alto, vale entrar em contato com o seu provedor de internet para tentar entender o que está havendo.

Na Prestek os clientes contam com diversos canais de apoio. A central de atendimento 82 3551-9250; o site; WhatsApp (82) 3551-9250 ou em nossos perfis oficiais (FacebookInstagram e Twitter).

Siga as orientações e você terá um maior desempenho nas suas partidas. Deixe um comentário se esse conteúdo te ajudou. Até a próxima!

Rolar para cima